Salários de dezembro dos servidores de Linhares devem ser pagos até 31 de janeiro

Os servidores municipais de Linhares, no norte do Estado, devem receber os salários de dezembro até o dia 31 de janeiro, segundo compromisso firmado pelo prefeito Guerino Zanon (PMDB) com o Sindicato dos Servidores Municipais de Linhares (SISPML). Na manhã desta sexta-feira (13) houve uma manifestação de servidores cobrando o pagamento que atrasou e gerou até mesmo represLinharesentação no Ministério Público do Estado (MPES).

A administração anterior já tinha atrasado o pagamento do 13º salário dos servidores, pagando em 20 dezembro. O calendário estabelecia que os salários de dezembro seriam pagos em janeiro, após o recebimento de novas remessas de arrecadação que ocorrem ao final de dezembro.

Uma nova reunião entre o sindicato e a prefeitura deve acontecer em 25 de janeiro para a definição da data em que serão feitos os pagamentos, a depender das arrecadações futuras. Na próxima quarta-feira (18), os servidores se reúnem em assembleia geral para deliberar que ações serão tomadas diante deste quadro.

A administração anterior havia anunciado que os salários e 13º seriam pagos em duas parcelas iguais, sendo o primeiro depósito em 20 e o segundo em 29 de dezembro. No entanto, o 13º foi pago em parcela única em 20 de dezembro.

Já o pagamento do mês de dezembro seria realizado em janeiro de 2017, após o recebimento de novas remessas de arrecadação que ocorrem ao final de dezembro.

A deputada Eliana Dadaltou (PTC) representou ao MPES alegando que aproximadamente R$ 8 milhões deixariam de circular na economia linharense neste fim de ano por conta do parcelamento dos salários e 13º.

A representação também aponta que a situação dos servidores é calamitosa e que os problemas decorrentes da falta de dinheiro estão se acentuando diariamente. “Se persistir a inadimplência por parte da prefeitura de Linhares, irá gerar danos de difícil reparação aos funcionários, que estão com suas necessidades vitais ameaçadas. As verbas pleiteadas, por tratar-se de vencimentos, têm nítida característica alimentar”, diz a representação.

Facebook Twitter Google+ linkedin email More
Copyright © Portal de Notícias e Guia Comercial de Conservatória - O melhor portal de informações e entretenimento de Conservatória